Translate

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TRANSITO PARA E PARTE CORAÇÕES



Imbuídos da missão de servir incondicionalmente, não podemos deixar passar a preocupação com a urgente redução dos acidentes de trânsito, que além de parar os corações deixam milhares dilacerados pelas perdas deles provenientes.
O pior e termos a certeza que poderiam ser evitados ser não fosse a negligência dos motoristas, órgãos reguladores e fiscalizadores, governos, e empresas construtoras de veículos.

Não há um dia sequer que se passe sem notícias sobre acidentes de trânsito. Segundo dados fornecidos pelo DENATRAN mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos - são mais de 80 pessoas por dia, ou 1 a cada 18 minutos.
Várias estatísticas relevantes, que dizem respeito a todos os tipos de acidentes causados no trânsito, e servem como alerta para que se perceba até mesmo os mínimos deslizes que implicam em acidentes. Além do mais, as curiosidades relatadas a seguir podem servir como incentivo para que as pessoas tomem mais cuidados e preservem a segurança no trânsito.



Um dos fatos mais curiosos é que a maioria das colisões ocorre em velocidade entre 40 e 50 km/h, portanto, apenas manter-se em velocidade relativamente baixa não descarta a possibilidade de que aconteça qualquer acidente.
Segundo relatos as situações que mais causam acidentes ou sustos no trânsito são as seguintes:
* Separando uma briga dos filhos - 26%
* Apagando cigarro - 22%
* Usando o laptop - 21%
* Conversando com um passageiro - 18%
* Falando ao celular - 13%



As estatísticas de acidentes no trânsito só serão reduzidas quando todos tiverem plena consciência de quão perigosa a direção imprudente pode ser. Por isso, sempre vale a pena pedir para que sempre se mantenha atento à sua e à direção dos demais, para evitar atropelamentos, batidas mais leves e principalmente as colisões fatais, preservando a sua vida e as que estão ao seu redor.

André Garcia (2011) sugere que “o substantivo ACIDENTE comece a ser substituído, em nossa comunicação verbal (oral e escrita), pelo adjetivo que o representa, isto é, CONTINGENTE, para transmitir às pessoas a idéia de que é possível evitá-lo”.
Os celulares e outros instrumentos que permitem fotografar e filmar deveriam ser usados pelos pedestres como instrumento de fiscalização. O poder constituído deveria dar ao cidadão a autoridade de registrar estas infrações, e torná-las em multas aos infratores.
Entendemos, e propomos que o governo premiasse os motoristas com redução no IPVA, de acordo com os anos sem infração de trânsito.
Exemplo: 1 ano sem multa = 1% do IPVA
                2 anos sem multa = 2% do IPVA
               50 anos sem multa = 50% do IPVA
Acreditamos ser um ótimo incentivo, também, para reduzir o número de acidentes.

Referências
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário