Translate

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OUTUBRO ROSA



Outubro Rosa
O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo, e o Dia 19 de outubro é o DIA INTERNACIONAL DO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam ações isoladas – sempre no mês de outubro - referentes ao câncer de mama e a importância da mamografia. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), aproximadamente 50.000 novos casos de câncer de mama acometem as brasileiras todo ano. Trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano, porque elas ou não realizam ou demoram em fazer seus exames regularmente. É importante ressaltar que em 60% dos casos, quando detectada, a doença já está em estágio avançado. Os principais aliados para descobrir a doença em estágio inicial são o exame clínico das mamas, mamografias e ultrassonografias.
Apenas 55% das brasileiras acreditam que podem desenvolver câncer de mama. Quando uma mulher acha que não corre o risco de desenvolver câncer de mama, ela acaba baixando a guarda dos cuidados necessários para a detecção precoce da doença: a realização concomitante de mamografia e exame clínico das mamas. Essa é uma das conclusões da Pesquisa Instituto Avon/Ipsos Percepções sobre o Câncer de Mama – mitos e verdades em relação à doença.
Em Barbacena o Lions Clube apoia as ações contra o Câncer de Mama ajudando a conscientizar um número cada vez maior de mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.


1º.    NA FRENTE DO ESPELHO
Com os braços estendidos para baixo, olhe para as mamas e procure caroços, afundamentos ou qualquer anormalidade e depois apalpe a mama direita com a mão esquerda e a mama esquerda com a mão direita.

2º.    NA FRENTE DO ESPELHO
Levante os braços e observe o movimento das mamas. Verifique se existem alterações, caroços, afundamentos ou abaulamentos, ou qualquer anormalidade e depois apalpe a mama direita com a mão esquerda e a mama esquerda com a mão direita.
 
3º.    NA FRENTE DO ESPELHO
Coloque as mãos nos quadris e estique a pele para baixo com os músculos do peito esticados e procure por anormalidades, caroços ou alterações nas mamas, vire para um lado e para o outro observando os movimentos e irregularidades.

4º.    DEITADA NA CAMA
Fique deitada na cama com a barriga para cima, coloque um travesseiro debaixo do ombro direito, e com a mão direita examine a mama esquerda. Depois com o travesseiro abaixo do ombro esquerdo examine a mama direita.

5º.     DEITADA NA CAMA
Com a mão direita examine apertando delicadamente o mamilo esquerdo como se tivesse ordenhando, e depois com a mão esquerda examine o mamilo direito, observando se sai alguma secreção.

6º.    NO CHUVEIRO
Deslize as mãos ensaboadas suavemente sobre as mamas do mesmo modo quando estava deitada.
Verifique se existem caroços ou endurecimento nas mamas e nas axilas. 

A Escola Municipal Lions, administrada pela Professora Ana Cléia ajudou o Lions Clube de Barbacena a prestar mais um serviço à Comunidade. Foram realizadas oficinas para os alunos de todas as faixas etárias, movimentando a tarde deste 19 de outubro, dia Mundial Contra o Cancer de Mama.
Aproveitamos a ocasião para agradecer à todas professoras e profissionais da Escola Lions pelo empenho, às profissionais de Saúde: Cláudia da Silva Domingos; Natália Guimarães Geara; Maralina e Juliana da UAPS Nossa Senhora do Carmo, pela palestra para as mães dos alunos, e principalmente a CL Ana Marlene pela dedicação e a nobreza com que divulgou a proposta do Lions Clube de Barbacena.

























Agradecemos também aos Companheiros e Domadoras que compareceram ao evento demonstrando abnegação ao Servir, desinteressadamente.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário